É num antigo forno de fabrico de telhas, a Quinta do Poço Novo – assim batizada pelo general Godinho Caeiro no século XIX –, que nasceu uma nova experiência gastronómica. O atual restaurante que surgiu neste espaço, o Forno da Telha, quer ser uma memória viva da terra, respeitando a história da região e a herança da antiga fábrica.
Voltando aos tempos em que os trabalhadores se reuniam à volta de potes de barro, o “Almoço dos Ganhões” é uma proposta que pretende homenagear os “sabores robustos, o espírito de partilha e o conforto das refeições de inverno”, servida exclusivamente aos domingos, mediante reserva.
A experiência começa com uma mesa de entradas, composta por saladas, enchidos, queijos regionais, pão alentejano e azeite, seguida pelo prato principal, um tradicional cozido de grão servido em panelas de barro, em regime de serviço contínuo, acompanhado por legumes e carnes dispostos na mesa. Este tem sido o prato estrela dos almoços de domingo, em formato buffet, disponível até ao final do inverno.
As sobremesas, “compostas por doces típicos alentejanos, chegam à mesa em travessas partilhadas” e as bebidas incluem “vinho servido diretamente da talha, águas, refrigerantes e café”. A refeição custa 34€ por pessoa e é confeccionada sob a orientação do chef Miguel Rocha Vieira, que através do Forno da Telha, “reinterpreta a tradição alentejana”.
Além do Almoço dos Ganhões, o restaurante funciona todos os dias com a carta habitual, das 12 às 15 horas e das 19 às 22 horas, dispondo de 80 lugares. As reservas podem ser feitas através do telefone 916 398 513 ou do email info@nullfornodatelha.pt.
Carregue na galeria para ver mais fotos do cozido de grão e do espaço.








