Évora transformou-se no epicentro da alta cozinha ao receber a Gala dos Sóis do Guia Repsol nesta segunda-feira, dia 13 de abril. Para José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o balanço do evento foi extremamente positivo e importante para o território.
“Juntámos em Évora a comunidade gastronómica nacional”, começou por destacar. Segundo o responsável, esta é “uma primeira conquista numa região como o Alentejo, que faz da gastronomia um ponto forte da sua oferta turística.” Isto porque, para José Manuel Santos, “a gastronomia é um pilar cultural da região. Não é só uma parte da nossa oferta turística, é um pilar da nossa cultura”, explica.
Outro dos destaques apontados prende-se com a projeção além-fronteiras que uma marca com o reconhecimento do Guia Repsol consegue proporcionar. Tendo em conta a expressão ibérica, a cerimónia serviu como uma rampa de lançamento para a marca da região do Alentejo no mercado. “O Guia Repsol permite-nos, pela sua expressão ibérica, trabalhar a promoção e a maior penetração do Alentejo no mercado de Espanha”, explicou. Acrescentou ainda que acolher esta gala ajuda a “falar mais do Alentejo em Espanha”.
No entanto, José Santos também quis chamar à atenção para quem trabalha diariamente no terreno, longe dos holofotes. “Às vezes, só vemos o lado mais glamouroso da restauração. É um trabalho exigente e duro”, lembrou. Para o responsável, realizar um evento desta relevância em Évora serve também para dar “maior motivação” e capacitar a comunidade gastronómica local a “fazer melhor”.
José Santos não esqueceu a força da cozinha alentejana e deixou um apelo à valorização de todos os profissionais. “É preciso também apoiar, acarinhar, ajudar estas pessoas fantásticas que, nos restaurantes de Nisa até a Almodóvar, de Portela até a Comporta, todos os dias são a nossa frente avançada para levar a todos os que nos visitam o melhor que o Alentejo tem”, concluiu.








