compras

compras

Perdeu tudo, confiou nas pessoas erradas e voltou a erguer o salão de beleza do zero

O Lucas Cabeleireiro Unissexo e Estética abriu a 2 de maio e nasceu de uma homenagem familiar. Hoje junta vários serviços de estética.

Existem histórias que parecem saídas de um guião de cinema, mas que acontecem todos os dias à nossa volta. O novo salão de beleza de Évora guarda uma dessas histórias. Fundado por Marta Bento, de 47 anos, o Lucas Cabeleireiro Unissexo e Estética faz parte de uma homenagem a um jovem que partiu demasiado cedo.

Para compreender esta história, é preciso recuar a 2022, ano em que a vida de Marta sofreu um abalo irreparável. Tudo aconteceu quando o sobrinho, Lucas, que considerava “como se fosse um filho”, perdeu a vida num acidente na estrada entre Montemor-o-Novo e Escoural.

“Ele estava tão feliz naquele dia em que foram às compras a Montemor-o-Novo, porque iam escolher a roupa nova que queria levar para a escola”, recorda Elisabete Dias, de 42 anos, amiga de Marta há mais de uma década.

Apesar do luto que marcou a família, Marta, que geria um café na localidade de Alcáçovas, decidiu que era o momento de cumprir o seu sonho: abrir o próprio salão de beleza com o objetivo de aliar a paixão pela área à vontade de eternizar o nome do sobrinho.

Do sonho ao pesadelo

Foi assim que, em março de 2026, alugou um espaço para dar vida ao projeto. Contudo, o que deveria ser um recomeço transformou-se num pesadelo. Incapaz de gerir em simultâneo a gestão do café com o novo salão, confiou a operação diária a terceiros, que acabaram por se aproveitar da sua boa fé e vulnerabilidade. A desilusão foi grande.

Um dia, Elisabete Dias, que trabalha em serviços de segurança no trabalho, deslocou-se ao salão para tratar de um contrato profissional. Ao chegar ao local, reencontrou a amiga Marta, com quem já não falava há algum tempo. Quando ficou a par da sua história, ofereceu-se para ajudar. Juntas, trocaram a equipa e, sem tempo a perder, meteram mãos à obra.

“Limpámos, arranjámos, pintámos o salão de uma ponta à outra, desde a parte da estética à do cabeleireiro”, relata Elisabete. Trabalharam incansavelmente, por vezes das 10 da manhã às 20 horas, para garantir que o salão ganhava “uma cara lavada e um ânimo novo”.

Para revitalizar a área da estética, Elisabete recomendou a própria filha, Patrícia Martins, de apenas 23 anos. Licenciada em Desporto, atualmente dá treinos de ginástica acrobática em Vendas Novas e de patinagem artística em Estremoz. No entanto, há cerca de um ano, fez o seu primeiro curso de manicure e  encontrou uma nova paixão.

Após várias especializações em manicure, pedicure e pedicure avançada, planeia investir no laser para depilação definitiva. A jovem, que já tinha inaugurado,  há seis meses, o seu Glam Studio by Patrícia Martins num pequeno estúdio perto do centro histórico, aceitou o desafio de transferir o equipamento para o salão da amiga da mãe.

Patrícia confessa que o seu grande amor é “fazer manicure” e que a mudança se revelou um sucesso. Ao contrário do que temia ao abdicar de uma zona central, as clientes acompanharam-na e uma delas elogiou até a nova localização – no Bairro do Granito – por existir facilidade de estacionamento, evitando andar às voltas no centro histórico. Para quem viaja de autocarro, tem até uma paragem à porta.

Para assumir o cabeleireiro, faltava encontrar a pessoa ideal. As responsáveis colocaram um anúncio de recrutamento no Facebook, tendo aparecido Joana Berbem, com 20 anos de experiência. Não só demonstrou ser uma cabeleireira de excelência, como ajudou desde logo nas remodelações do espaço durante todo o mês em que as portas estiveram fechadas.

A nível profissional, Joana tem formação em todas as especialidades, mas não esconde a preferência por trabalhos mais técnicos, que envolvam ir além de “cortar as pontas”. O que a move diariamente é poder ver o impacto do “antes e o depois” no rosto e na auto-estima das mulheres que se sentam na sua cadeira. As clientes fiéis de há duas décadas também já a seguiram para o novo espaço, comentando que a profissional até parece “estar mais iluminada” nesta nova fase do salão.

Renascimento com balões brancos

O grande momento do renascimento da marca aconteceu a 2 de maio. A reabertura foi intimista, com Marta a pedir apenas que lançassem balões brancos. “Lançámos os balões e gritámos ‘Lucas'”, recorda Elisabete com carinho.

Atualmente, o “Lucas Cabeleireiro Unissexo e Estética” e o “Glam Studio by Patrícia Martins” operam em conjunto, oferecendo um leque de serviços variados tanto para mulheres, como para homens e miúdos.

Na secção de cabelos, pode optar pelo corte de adulto (15€), corte à máquina (10€), e de criança (12,50€). O brushing tem valores entre os 15€ (curto) e os 21€ (comprido). Para os trabalhos técnicos, as opções vão da coloração com amoníaco (26€ a 31€), descoloração de cabelo completo (45€), nuances a dois tons (60€ a 100€) e as famosas balayages (80€ a 100€).

O salão dispõe também de botox capilar com brushing (45€), além de serviços especiais como penteados em salão (30€ a 70€) e penteados para noivas, sob orçamento.

Na área de estética, a aposta passa pela manicure simples (12€), verniz de gel (17€) e aplicação de gel na unha natural (22€). Para quem procura extensões em gel, a primeira aplicação começa nos 30€ (Tamanho 1).

A grande mais-valia é a nail art, que vai desde a aplicação de pedras, cristais, folhas de ouro e pó aurora (0,50€ por unha), até à nail art 3D elaborada, efeito de malha e pó cromado (1€ por unha). O serviço de estética inclui opções tendência como “Francesa” ou “Babyboomer” (acréscimo de 1€ por unha).

Na pedicure, um tratamento completo com verniz de gel fica por 45€. Tanto para as mãos, como para os pés, é possível adicionar um momento de relaxamento com um serviço extra de spa por mais 5€.

Carregue na galeria e conheça melhor o Lucas Cabeleireiro.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Doutor César Batista, 7
    7005-468 Évora
  • HORÁRIO
  • Segunda a Sexta-feira:
  • 08h30 - 13h
  • 15h - 20h
  • Sábado:
  • 09h - 13h

ARTIGOS RECOMENDADOS