A Igreja de São Francisco prepara-se para receber no próximo dia 26 de abril, pelas 18 horas, um concerto de música clássica inserido na programação do Festival Internacional de Órgão de Évora. O evento conta com a presença de quatro órgãos, tocados em simultâneo por Paulo Bernardino, João Santos, Rui Soares e Ricardo Toste.
Sob o tema “Da tradição à modernidade: Cristo e a espiritualidade franciscana”, o programa propõe aos espectadores uma viagem no tempo, através de um repertório que se estende desde o século XVI até às composições do século XXI. O destaque vai para a forma como os músicos exploram a relação entre a escrita musical e a espacialização sonora, tirando o máximo partido da acústica da Igreja de São Francisco.
Quem marcar presença vai ter a oportunidade rara de ouvir, ao vivo, o trabalho do compositor italiano Giovanni Gabrieli, a linguagem do mestre holandês Jan Pieterszoon Sweelinck e a tradição barroca centro-europeia de Johann Kaspar Ferdinand Fischer em diálogo com a produção ibérica, representada por Carlos Seixas.
Apesar da dimensão do evento, a entrada é gratuita. Ainda assim, a reserva prévia dos bilhetes é obrigatória através do site oficial do festival. Para quem não conseguir estar presente, mas quiser acompanhar a programação do Festival Internacional de Órgão de Évora, o próximo concerto está marcado para o próximo dia 10 de maio, também às 18 horas, na Sé de Évora, com o organista André Bandeira.
Para mais informações sobre o evento, pode consultar as redes sociais do festival ou contactar o e-mail info@nullfioe.pt ou o número de telefone 927 041 476.







